O que, exatamente, é o metaverso?
A Internet está se preparando para passar para a próxima fase das coisas, simulando o mundo real em um ciberespaço de propriedade digital, também conhecido como metaverso. Um metaverso é uma plataforma digital na Internet onde as pessoas se comunicam e interagem como avatares de desenhos animados em uma comunidade renderizada em 3D.
Os investidores estão mergulhando no setor imobiliário do metaverso. As empresas estão investindo milhões de dólares em imóveis virtuais com otimismo de dobrar ou triplicar seus investimentos em um futuro próximo.

Em 28 de outubro de 2021, o Facebook anunciou sua mudança de marca para Meta , inaugurando o futuro da Internet com o Metaverso. As plataformas Metaverse na época eram apenas pequenas comunidades de investidores e jogadores. No entanto, a curiosidade das pessoas sobre isso cresceu desde o rebranding do Facebook. A empresa de investimentos imobiliários digitais Republic Realm divulgou um relatório abrangente sobre a atividade de vendas de terrenos do metaverso em 2021. O relatório mostra que, em novembro de 2021, as vendas de imóveis nas maiores plataformas do metaverso totalizaram $ 187 milhões, mais do que o dobro das vendas totais em novembro de 2020.
Os tokens de jogo também testemunharam um aumento de preço à medida que as vendas de terrenos virtuais aumentaram. Em janeiro de 2021, um terreno foi vendido a uma média de $ 100. Em dezembro de 2021, os lotes individuais são vendidos por uma média de $ 15.000.
À medida que o metaverso atrai mais atenção, o valor dos terrenos virtuais e dos tokens de jogos só aumenta. A moeda Sandbox SAND testemunhou um aumento de 748% no valor comercial em novembro de 2021 e, de US$ 0,99, 1 SAND agora vale US$ 8,40.
Os investidores da Metaverse acreditam no potencial imobiliário e de desenvolvimento no mundo virtual. O Sandbox, a maior plataforma de metaverso até hoje, fechou 65.000 transações ou um total de $ 350 milhões apenas no ano de 2021. Enquanto isso, a segunda maior plataforma Decentraland alcançou 21.000 transações ou US$ 110 milhões.
O Sandbox é o favorito do público, ganhando maior interesse em comparação com outras plataformas de metaverso. Apesar de ter sido lançado apenas no final de novembro de 2020, já vendeu US$ 78,5 milhões. A venda do terreno da Sandbox contribuiu com mais de 89% das vendas daquele mês. Em 2021, as vendas de terrenos da Sandbox representaram mais de 70% das vendas mensais.
As vendas de imóveis do metaverso em 2021 ultrapassaram $ 500 milhões e, somente em janeiro de 2022, as vendas de imóveis do metaverso fecharam por $ 85 milhões. As tendências atuais ditam que as vendas podem dobrar em 2022.
O metaverso é altamente atraente porque opera em uma economia independente de autoridades externas como governos e bancos. Os usuários estão no comando de quanto custará uma propriedade digital. Você não precisa fazer grandes compras para fazer parte do metaverso. Você também pode usá-lo como um espaço social para você e seus amigos em todo o mundo para se reconectar, mostrar os acessórios exclusivos de seu avatar e se encontrar (embora por meio de seus avatares animados e coloridos).

Várias plataformas de metaverso estão operando, mas cada uma tem apenas partes limitadas de “terra”. Os usuários que acreditam que a criptomoeda e a propriedade digital são a próxima grande novidade da Internet depois que a mídia social corre para comprar terrenos digitais em Sandbox ou Decentraland. A própria Decentraland tem apenas 90.000 parcelas únicas de terra.
Entrando no ritmo dos imóveis virtuais:
Por que investir em imóveis virtuais é um grande negócio
Os metaversos superam o mundo real com as possibilidades que você pode desenvolver com seu pedaço de “terra”. Em questão de minutos, você pode montar um shopping, uma mansão ou um arranha-céu. Como as transações são rápidas e fáceis no metaverso, o valor de uma propriedade digital aumenta exponencialmente.
Investir em imóveis virtuais é semelhante a jogar uma partida de Banco Imobiliário. Idealmente, você gostaria de adquirir o máximo de propriedades possível. A localização desempenha um papel importante na seleção de qual parcela de terreno comprar. Por mais caras que sejam, áreas com maior tráfego de usuários terão maior valor ao longo do tempo.
Na verdade, Snoop Dogg ganhou um vizinho no metaverso Sandbox, que comprou o terreno vizinho pelo preço de $ 450.000 . Na moeda Sandbox, isso equivale a 71.000 SAND. Como a mansão digital de Snoop Dogg atrai pessoas todos os dias, o vizinho também se beneficia do tráfego que sua “terra” recebe, aumentando o valor de sua propriedade digital.
A corrida para investimentos imobiliários virtuais é surpreendentemente semelhante ao frenesi de nomes de domínio. Assim como as pessoas correram para garantir nomes de domínio exclusivos na Internet, a terra virtual é uma mercadoria limitada. Só pode haver tantos proprietários de terras virtuais em plataformas de metaverso existentes.
Comprar um terreno virtual abre uma porta de oportunidades para você e para o restante da população do metaverso. Como proprietário, você pode optar por emprestar a experiência de trabalhar na terra com outras pessoas no mundo digital. Shoppings, lojas e centros de eventos permitem que os criadores mostrem sua coleção de conteúdo.

Em novembro de 2021, o Republic Realm assumiu as manchetes de imóveis virtuais ao fazer a maior compra de propriedade virtual até o momento: 4,3 milhões de dólares por um terreno no Sandbox. Republic Realm possui cerca de 2.500 lotes de terra em metaversos. Tal como no imobiliário tradicional, a empresa espera por vezes que alguns dos terrenos aumentem de valor, enquanto desenvolve outros lotes em várias infraestruturas interativas.
O setor imobiliário virtual está prestes a crescer, com a alta demanda entre os usuários pelos espaços muito limitados do mercado. O CEO da Tokens.com, Andrew Kiguel, até afirma que o metaverso é uma oportunidade de trilhões de dólares . Isso vem de uma empresa de investimentos que acabou de comprar um terreno virtual por 2,8 milhões de dólares em um distrito da moda em ascensão . De fato, o metaverso é um espaço que pode hospedar praticamente qualquer coisa que os usuários desejem fazer: hangouts, compras, visitas a museus, concertos e muito mais.
Como Investir em Imóveis Virtuais
Investir em imóveis virtuais segue quase o mesmo procedimento que comprar criptomoeda. Prepare sua carteira de investimentos e decida quanto você está disposto a arriscar para possuir um terreno virtual.
Configure uma carteira digital.
Cada plataforma de metaverso opera em sua moeda única. Decentraland, por exemplo, faz uso de MANA, enquanto Sandbox usa SAND. Você precisará configurar uma carteira digital para fazer compras virtuais no metaverso.
Como cada metaverso é executado em sua economia, o valor de sua respectiva moeda não é afetado por outros metaversos. Dito isto, MANA e SAND não podem ser usados alternadamente entre os metaversos.
Decida de qual plataforma de metaverso você deseja fazer parte.
Decida em qual plataforma de metaverso você deseja investir. As escolhas populares são Decentraland e Sandbox. No entanto, dada a sua popularidade entre os entusiastas do metaverso, as terras virtuais estão sendo rapidamente arrebatadas por outros investidores. Se você esperar para entrar no metaverso, poderá ficar com negócios de sucata, longe de onde a maioria dos usuários se reúne. Existem mais metaversos na Internet, então faça sua pesquisa antes de mergulhar.
Acesse o Mercado NFT.
Cada propriedade no metaverso é um token não fungível ou NFT. Para comprar um terreno virtual, acesse o marketplace da plataforma. Compare e contraste os preços e a conveniência do local. Além disso, considere seus planos de gerenciamento do terreno: você o venderá depois que atingir um determinado valor? Você vai alugá-lo para marcas conhecidas? Você planeja mantê-lo para que seus filhos herdem?
Vincule sua carteira ao marketplace da plataforma.
Se você deseja comprar um terreno virtual no mercado Decentraland, Sandbox ou em qualquer outra plataforma metaversa, você deve vincular sua carteira para continuar com seu pedido. Uma vez conectado, você receberá sua compra como um NFT. Separe moedas extras em sua carteira para taxas de transação não declaradas para garantir uma transação tranquila e sem complicações.

O Mercado Imobiliário Virtual está superaquecendo?
Desde 2020, os investidores imobiliários virtuais só aumentaram e os preços estão subindo constantemente. Com a economia descentralizada dos metaversos, há pouco que os desenvolvedores da plataforma do metaverso possam fazer sobre a inflação de preços.
O metaverso pode estar estável, mas está longe de atingir um estado de conclusão. Os investidores devem ser sábios em suas decisões após a compra de lotes de terra. Ainda há caminhos a percorrer até que todos no metaverso experimentem e mergulhem totalmente no mundo digital. Mais plataformas de metaverso também estão surgindo , com melhores oportunidades e acomodações. Os usuários podem levar todo o tempo necessário para se decidir sobre o investimento em imóveis virtuais.
Investir em imóveis virtuais: boa ou ruim escolha?
O setor imobiliário virtual vem com muitos recursos promissores. Em primeiro lugar, você pode obter uma receita impressionante alugando sua propriedade virtual para marcas ou empresas que precisam de um espaço de trabalho no metaverso. Você também pode vender sua “terra” por um preço que só você pode ditar. Os imóveis virtuais, em essência, aproximam diferentes setores da indústria do trabalho, com uma eficiência diferente do mundo real cheio de engarrafamentos, meses de construção, etc.
Por mais empolgante que seja trazer a realidade para um mundo digital e simular experiências do mundo real por meio de pixels, imóveis virtuais ou o metaverso em geral, é um investimento arriscado. O metaverso é uma plataforma altamente especulativa, sem ninguém saber exatamente o que vai acontecer nos próximos meses. O metaverso é executado em criptomoeda, que é um mercado muito volátil. As duras flutuações são suficientes para levar investidores despreparados à falência.
Os imóveis virtuais também podem cobrar taxas mais altas dos compradores interessados. Como pode ser necessária uma tecnologia especial para obter a experiência aprofundada de um passo a passo, os leads em potencial podem diminuir significativamente. Sem mencionar que representações enganosas do interior de um apartamento ou estúdio podem afetar muito a satisfação dos compradores.
Os Prós do Metaverso
Uma maneira mais envolvente de se conectar e se comunicar:
Ao contrário do bate-papo convencional e das videochamadas, o metaverso permite que você interaja com amigos, familiares e conhecidos de todo o mundo. Por meio de avatares, você e seus colegas podem ocupar o mesmo espaço em um ambiente virtual renderizado em 3D.
A pandemia levou o mundo a ficar dentro de casa. Como seres sociais, os humanos sempre anseiam por interação. Por meio do metaverso, as pessoas podem continuar se envolvendo em experiências novas e empolgantes sem sair de casa. Conhecer novas pessoas também é mais sofisticado e abre oportunidades de trabalho.
Um ambiente fresco para começar o seu dia de trabalho:
Espaços de trabalho e escritórios em todo o mundo buscaram refúgio no ciberespaço quando a pandemia paralisou o mundo. Profissionais que trabalham em todo o mundo tiveram que se ajustar às configurações de trabalho remoto. Enquanto alguns lidaram melhor com isso, certas linhas de trabalho podem se beneficiar do metaverso.
Por meio de ambientes virtuais imersivos, os funcionários podem simular a experiência de uma configuração de escritório profissional. Você pode se orientar nas mesas de seus colegas, bater papo na estação do café e muito mais no metaverso.
Atualize a marca e a presença na mídia social:
Os criadores de conteúdo ajudam as marcas a permanecerem relevantes com seus esquetes espirituosos e relacionáveis. No entanto, as plataformas de mídia social carecem de engajamento em tempo real. O metaverso fornece a melhor solução para respostas atrasadas e análises de dados imprecisas.
No metaverso, os criadores de conteúdo podem produzir e lançar seu conteúdo em lojas pop-up renderizadas em 3D. Seus seguidores têm a experiência de navegar por seu trabalho, como se estivessem fazendo compras no mundo real. As marcas populares podem alugar um espaço vago em um shopping virtual e colocar sua coleção à venda – uma experiência de compra única em comparação com a navegação usual na categoria de lojas das marcas em seu site. As pessoas podem navegar, comprar e exibir suas mercadorias recém-compradas no metaverso. Além da experiência de compra virtual, os usuários também adicionam ao seu inventário de NFTs.
Os artistas também podem realizar shows e fanmeetings no metaverso. Ao contrário do mundo real, onde a organização e a produção do show levam muito tempo para deliberação e alocação de orçamento, os shows virtuais no metaverso são mais do que provavelmente instantâneos. Ariana Grande e Justin Bieber já realizaram shows virtuais .
Uma maneira mais divertida e envolvente para os alunos assistirem às aulas:
As configurações de ensino à distância vieram para ficar, mas isso não significa que os alunos e as escolas estejam presos a reuniões virtuais e períodos de autoestudo offline. O metaverso apresenta soluções adequadas para ajudar a tornar o aprendizado online mais divertido e produtivo. Os alunos podem caminhar até a aula e encarar o quadro-negro no metaverso.
O ambiente 3D do metaverso pode simular o mesmo cenário e evocar os mesmos sentimentos dos alunos que frequentam a escola na vida real. Estudar e participar das aulas também é mais interativo, pois você “se encontra” com seus colegas diariamente.
Iniciando e alimentando uma economia virtual:
Com as plataformas do metaverso, as pessoas podem explorar ainda mais os ativos de propriedade digital e as economias independentes. O alto nível de interação e experiência do usuário no metaverso apresenta um ambiente saudável para o florescimento da economia virtual. A tecnologia Blockchain e o mercado de criptomoedas se fortalecerão por meio de atividades regulares no metaverso.

Os Contras do Metaverso
Tecnologia avançada é necessária:
Tecnologias avançadas capazes de renderizar realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) são necessárias para aproveitar ao máximo o metaverso. O Oculus, do Facebook, e o Hololens, da Microsoft, são algumas das tecnologias de realidade virtual disponíveis no mercado atualmente. Embora a tecnologia esteja disponível para compra, esses itens têm preços exorbitantes.
Conexão de Internet rápida e confiável, várias placas gráficas e outros equipamentos também são necessários para obter a experiência imersiva completa do metaverso. Infelizmente, nem todo mundo tem orçamento nem acesso a eles.
Alto consumo de energia:
As tecnologias necessárias para manter o metaverso funcionando consomem grandes quantidades de energia. Um estudo relata que um jogador de alto nível com o equipamento necessário para uma experiência de realidade virtual de qualidade contribui para mais de 2.000 libras de emissões de carbono anualmente. Como o metaverso requer vários hardwares e tecnologias, o consumo de energia por item difere, mas aumenta a quantidade total de eletricidade consumida.
Linhas indistintas entre realidade e realidade virtual:
O vício em videogames é um problema de saúde persistente na sociedade atual. O metaverso pode ser muito parecido com videogames, onde as linhas borradas entre o mundo real e os ambientes virtuais simulados podem significar problemas para os usuários, especialmente para o grupo demográfico mais jovem. Como o objetivo do metaverso é simular as experiências do mundo real, as pessoas podem ter dificuldade em diferenciar o que é real do que é virtualmente simulado.
Riscos de privacidade e segurança:
O metaverso depende de inteligência artificial (IA) para compreender a sequência de eventos e ações realizadas pelos usuários e traduzi-la em uma “experiência”. Ousamos dizer que a experiência do usuário faz o metaverso girar. A coleta de dados é necessária para executar o metaverso. No entanto, os riscos de privacidade são predominantes, especialmente no uso de IA. Deep fakes e outras atividades fraudulentas podem prejudicar os usuários. Os desenvolvedores da plataforma Metaverse ainda não se pronunciaram sobre privacidade de dados e segurança online para seus clientes.
Conclusão
O metaverso é um conceito empolgante com soluções impressionantes para as deficiências da Internet atual. Os ambientes renderizados em 3D permitem que as pessoas se conectem e desfrutem de uma experiência imersiva sem sair do conforto de suas casas. Além da socialização, o metaverso também abre oportunidades de geração de lucro por meios virtuais.
No entanto, o metaverso ainda está em desenvolvimento. Ainda há muito a saber sobre a viabilidade do metaverso, apesar do hype e da pressa dos investidores imobiliários virtuais. A tecnologia necessária para vivenciar o metaverso está longe de ser acessível a todos os usuários, e os desenvolvedores das plataformas do metaverso ainda não lançaram uma ação mais concreta para preservar a privacidade e a segurança de seus usuários.
Quer você esteja esperançoso ou indiferente em relação ao futuro do metaverso, ele veio para ficar e ocupar um espaço significativo na Internet.